Alimentos para Melhorar o Funcionamento do Intestino



Mau humor, sensação de inchaço e estufamento, cerca de 20% da população mundial sofre desse mal, segundo pesquisa publicada na Biblioteca Virtual em Saúde.
Embora, em alguns casos, a constipação possa significar problemas mais sérios de saúde ,tambem  pode ser uma simples questão de má alimentação (principalmente com baixa quantidade de fibras). Mudanças de hábito e a inclusão de alguns alimentos na dieta podem fazer uma diferença e tanto. 
Veja abaixo:


                                       Feijão

Cada porção de feijão  tem mais de 10 gramas de fibra, que é importante para o bom funcionamento do intestino  aumentam o bolo fecal (fibras insolúveis) e contribuir para a captação de água (fibras solúveis), acelerando o trânsito intestinal e a frequência de evacuações.

                                      Kiwi

O kiwi contém 2,5 gramas de fibra e é rica em vitaminas e nutrientes para o bom funcionamento do intestino. Um estudo feito no Taiwan provou que a inclusão de dois kiwis por dia na dieta aumentou consideravelmente a frequência de evacuação em adultos com constipação.

                          

                                          Batata-doce

A  batata-doce contem 3,8 gramas de fibra, presente, principalmente, na casca – portanto, a melhor forma de consumir, é em sua forma integral!

                                         Pipoca

A pipoca é uma opção de lanche supersaudável – 3 xícaras contêm cerca de 3,5 gramas de fibras. Só não vale escolher as versões cheias de manteiga.

                                    Mix de Nuts

 O mix de nozes, amêndoas e castanhas é o lanche mais recomendado dos nutricionistas. Por serem ricos em fibras, possuem a chamada gordura boa, que, junto com as fibras,  colabora para o bom funcionamento do intestino.

                                     Pão integral

 Esta é a melhor forma de consumir os deliciosos pães. Além da alta quantidade de fibras graças aos ingredientes em sua forma integral (sem passar pelo processo de refinamento), eles costumam vir com castanhas e grãos cheio de benefícios para o regulamento do intestino.


                                     Frutas vermelhas

As frutas como amora, framboesa e mirtilo contêm 4 gramas de fibras em apenas meia xícara. Inclua em sucos, saladas e iogurtes para lanches saudáveis e funcionais.

                                                  Pera

Ela tem cerca de 5 a 6 gramas de fibra e pouquíssimas calorias. Mas, para conseguir os benefícios, é preciso consumi-la com a casca.


                                         Brócolis

É um dos melhores alimentos para se incluir na dieta. Meia xícara de brócolis contém cerca de 3 gramas de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e ainda é rico em vitamina C e antioxidantes.


                                       Ameixa-preta

É o ingrediente número um da maioria dos medicamentos naturais para constipação.  Ricas em fibras insolúveis, elas contêm um laxante natural, chamado de sorbitol, que dá uma ajuda e tanto no funcionamento do intestino.

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