Benefícios da Alface para a Saúde

 Exitem uma variedades grande de alface, que podem ser classificadas de acordo com a morfologia de suas cabeças e folhas.
 A  alface é usada  como alimento e “remédio” natural. A hortaliça é muito utilizada na forma de salada e tambem na sopa . A alface ainda é um ingrediente muito comum em sanduíches naturais ou até mesmo lanches com hambúrguer.
Todavia, não é só na forma crua que as folhas podem ser consumidas. Durante a era Medieval, por exemplo, as pessoas não a comiam dessa maneira; eles a incorporavam em pratos quentes como sopas e cozidos.
Vale a pena lembrar que os benefícios da alface em termos de saúde eram mais consagrados pelos povos antigos, mas que este uso medicinal pode ser muito bem aplicado aos dias atuais.

Propriedades da alface

100 g de alface fornecem apenas 15 calorias, as folhas são constituídas, sobretudo por água, e supre as recomendações diárias de:
  • Carboidratos e proteínas em 2%, de fibras em 3%;
  • Vitamina A em 247%; vitamina K em 105%, vitamina C em 15%; ácido fólico em 9,5%, piridoxina em 7%, tiamina e riboflavina em 6%, ácido pantotênico em 2,5%, vitamina E e niacina em 2%;
  • Manganês em 11%, ferro em 10%, fósforo e potássio em 4%, cálcio em 3,5%, magnésio e cobre em 3%, sódio em 2%, zinco em 1,5%;
Com relação aos fitonutrientes, esta mesma quantidade de alface contém 4443 µg de betacaroteno e 1730 µg de luteína e zeaxantina (todos são compostos carotenoides).

Alface ajuda a emagrecer

Ao mesmo tempo em que a alface é uma hortaliça pouco calórica, ela é rica em nutrientes. Em outras palavras, as folhas são um alimento excelente para ser incluído em uma dieta.
O seu conteúdo de água e fibras promovem uma sensação de saciedade, o que evita a ingestão de grandes quantidades de comida.

 Olhos saudáveis

Os benefícios da alface para os olhos são proporcionados pelo seu elevado teor de vitamina A, bem como de compostos carotenoides.
A deficiência de vitamina A  causar a cegueira noturna. A ingestão de betacaroteno e zeaxantina também ajuda a prevenir os olhos da degeneração macular relacionada com a idade, uma condição que também pode deixar a pessoa cega.
Todos estes nutrientes da alface têm uma ação antioxidante; o estresse oxidativo, isto é, situação em que nossas defesas antioxidantes são insuficientes, é muito prejudicial aos olhos.

 A alface é boa para a pele

A vitamina A também proporciona benefícios da alface para a pele. A vitamina ajuda a manter a saúde do órgão e também das mucosas.
Outro nutriente vantajoso para a pele e presente na alface é a vitamina C. O ácido ascórbico participa da síntese de colágeno, uma proteína que deixa a pele mais firme.

 Sistema cardiovascular

Um estudo feito com ratos avaliou os benefícios da alface sobre o teor de gorduras e colesterol. Os animais que consumiram a hortaliça apresentaram uma diminuição do nível de colesterol, comparado com aqueles que não ingeriram as folhas.
O excesso de colesterol pode levar a um processo inflamatório nas artérias, a aterosclerose, que pode gerar infartos e derrames. A atividade antioxidante do betacaroteno e da vitamina C também minimiza os riscos quanto à formação das placas ateroscleróticas, por evitar a oxidação do colesterol.

 A alface é um bom contra o câncer

Os benefícios da alface para o combate ao câncer são promovidos pela sua importante atividade antioxidante. Quando em excesso, os radicais livres, compostos gerados através do próprio metabolismo celular, causam danos ao organismo, inclusive a nível de DNA, o que pode transformar células sadias em células cancerígenas.
Uma pesquisa mostrou que o extrato de alface pode controlar células humanas e cancerígenas (da mama e leucemia).

 A alface é um bom alimento contra o Alzheimer

A alface é uma excelente fonte de vitamina K, e evidências sugerem que este nutriente pode ajudar tanto na prevenção como no tratamento do mal de Alzheimer. Uma pesquisa relata que os níveis de vitamina K tendem a ser mais baixos nos idosos e em pessoas com o genótipo para a apolipoproteína E4. E a relação de tudo isso com o Alzheimer é que a doença também é mais recorrente na terceira idade e nos portadores desse gene.

 A alface é um bom alimento contra a osteoporose

A vitamina K também é ótima para o fortalecimento dos ossos. Um estudo feito com mais de 72 mil mulheres, entre 30 e 88 anos de idade, revelou que aquelas que tiveram um menor consumo de filoquinona (uma das formas da vitamina K) tinham mais chances de sofrerem fraturas no quadril.
A vitamina K participa da carboxilação da osteocalcina, uma proteína não colagenosa produzida pelos osteoblastos. Sugere-se também que ela aumente a absorção de cálcio no intestino e reduza a excreção do mineral pela urina.


 Comer alface ajuda a dormir bem

As alfaces contêm uma substância muito benéfica contra insônia, o lactucarium. Basta quebrar uma folha da hortaliça para notar sua presença (um líquido de coloração branca).
O lactucarium tem uma ação semelhante ao ópio, ajuda a relaxar e a estimular o sono, mas com a vantagem de não promover seus efeitos colaterais.

 A alface  contra a anemia

Os benefícios da alface para combater a anemia são decorrentes dos seus minerais ferro e cobre. O ferro é um elemento constituinte da hemoglobina. O cobre, por sua vez, ajuda a mobilizar o ferro do organismo para a produção desse pigmento das  hemácias.

Propriedades Antimicrobianas
 O látex da Alface possui propriedades antimicrobianas. Candida albicans e várias outras leveduras foram completamente deformadas após o contato com o látex da Alface.
 Alface Para Tratar a Ansiedade 
As propriedades neurológicas da Alface têm sido sugeridas para tratar a ansiedade. Além disso, a Alface também ajuda a melhorar o humor.

Fica a Dica!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios da Lentinhas

Benefícios do Alho

Cuide da sua Saúde