Benefícios da Melancia Para Nosso Corpo!






A melancia  e muito refrescante, uma boa pedida para o verão. 
Ela é muito em vários continentes principalmente nas regiões pois secas pois   92% do seu conteúdo é  agua.
Mas não é só a sua polpa que é comestível. Muitos locais fazem uso da casca e das sementes de melancia. Com a casca, pode ser feito conservas. Para tal, são preferíveis os frutos de plantas de cultivo orgânico, pois as cascas estarão livres de pesticidas. Sementes assadas são consumidas pelos povos do Oriente Médio. Os indianos, por sua vez, preparam um pão com uma farinha feita a partir dessas sementes.


Apesar das baixas calorias, o fruto é muito nutritivo. A melancia é uma excelente fonte de vitamina C e apresenta boas quantidades de carotenoides (como o licopeno e o betacaroteno), vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, ácido pantotênico, vitamina B6, biotina, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre e do aminoácido citrulina. Na melancia também encontramos o fitonutriente cucurbitacina E. Já suas sementes contêm quantidades significativas de lipídeos.





 Reduz a pressão arterial 


Citrulina converte arginina nosso organismo, a melancia pode ajudar a diminuir a pressão arterial do sangue, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. E com a presença do magnésio e do potássio entre os seus principais minerais, a fruta possui efeito vasodilatador.

Ajuda a emagrecer


Durante o processo de emagrecimento, é comum queremos dar aquela fugidinha da dieta e comer os nossos doces favoritos. Se você tiver alguma dessas crises, agora já pode ficar mais tranquila! Com a melancia, você pode suprir a sua necessidade de açúcar, mas sem engordar, uma vez que a fruta é pouco calórica e levemente adocicada, o que fará com que a sua escolha seja muito mais saudável.

A melancia  anti-inflamatória



A cucurbitacina E é uma molécula do tipo triterpenoide, presente na melancia, que apresenta uma importante atividade anti-inflamatória. Ela é capaz de inibir a enzima cicloxigenase que está envolvida em processos inflamatórios.
Ela também tem uma ação antioxidante.



Boa para o coração

A melancia contar com uma boa quantidade de Vitamina C, betacaroteno e licopeno, a melancia é excelente na prevenção de problemas cardíacos e outras doenças relacionadas.
O licopeno é fundamental para a manutenção dos níveis do colesterol e controle da pressão sanguínea, fazendo também com que as paredes das artérias se tornem menos rígidas e espessas, o que facilita o fluxo do sangue.
A citrulina, aminoácido presente na melancia, ajuda a elevar os níveis de óxido nítrico, o que promove a expansão dos vasos, reduzindo assim a pressão arterial.


 Ajuda a prevenir o câncer

O licopeno é um poderoso antioxidante e, como tal, pode ajudar o organismo a combater o câncer e prevenir várias outras doenças. Ele é eficiente na inibição do crescimento de células cancerígenas que atingem o cólon, a mama, a próstata e o pulmão.
Estudos mostram a relação da diminuição do risco de determinados tipos de câncer com o consumo de licopeno, principalmente no trato digestivo. Isso acontece pois reduz o crescimento de uma proteína chamada IGF, que participa no processo de divisão das células e que, quando elevada, está relacionada ao câncer.
Outro dos benefícios da melancia pode estar sendo descoberto: estudiosos trabalham para comprovar que a cucurbitacina, presente na melancia, tem capacidade de reduzir o crescimento de tumores.

 Alcalina

Dentre os benefícios da melancia está o fato de ser naturalmente um alimento alcalino, que irá aumentar o pH do seu sangue, melhorando assim o funcionamento de todo o sistema.
É fundamental manter o pH do corpo alcalino, ou seja, acima de 7, para se evitar diversos tipos de doenças, inclusive o câncer.


 Diurético

Talvez esse seja o benefício mais reconhecido da melancia para a sua saúde, sendo largamente utilizada por quem quer emagrecer ou simplesmente ficar mais saudável.
Ela é composta em sua maior parte de água, além de conter antioxidantes que ajudam no processo de limpeza, tendo forte ação diurético.

 Vermífuga

Também as sementes da melancia podem te ajudar a tratar doenças, como a eliminação de vermes, ingerindo o seu chá, feito com 2 colheres de semente de melancia para 1 xícara de água.Além de ajudar a eliminar vermes, as sementes são ricas em proteínas e nove aminoácidos, podendo ser torradas e salgadas para comer como um nutritivo lanche.

Informação nutricional da melancia

A tabela indica a quantidade de nutrientes em 100 g de melancia:
NutrienteQuantidade NutrienteQuantidade 
Vitamina A23 mcgCarboidratos6,9 g
Vitamina B120 mcgProteína0,5 g
Vitamina B230 mcgCálcio7 mg
Vitamina B30,2 mcgFósforo12 mg
Energia31 caloriasMagnésio10 mg
Fibras0,4 gVitamina C8,1 mg
Licopeno4,5 mcgBetacaroteno303 mcg
Ácido fólico4,5 mcgPotássio112 mg
Zinco0,15 mgFerro0,32 mg
Fica a Dica!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios da Lentinhas

Benefícios do Alho

Cuide da sua Saúde