Alfazema e seus benefícios

  

A alfazema ou lavanda é uma planta aromática por natureza, usada na indústria cosmética para a confecção de perfumes, sabonetes e colónias. Sendo também um leve calmante.

Planta ornamental e aromática da família das Lamiaceae, conhecida como Lavanda no mundo inteiro, no Brasil é mais conhecida como alfazema, trata-se de é um arbusto de flores azul violetas, com cheiro penetrante e aromático, é facilmente identificada pelo seu aroma fresco e limpo, extremamente agradável. 

A alfazema combina beleza e utilidade, um aroma delicado com um óptimo uso terapêutico, e um grau de segurança excepcional. As flores secas e o óleo essencial reanimam os sentidos e merecem integrar a caixa de primeiros socorros. Não admira que a alfazema seja tão popular.



Habitat
São originarias da região mediterrânea, porém lavandas nativas são encontradas nas Ilhas Canárias, norte e oeste da África, sul da Europa, Arábia e Índia. Actualmente os maiores produtores de lavanda são a Bulgária, França, Grã-Bretanha, Austrália e Rússia.

História
A lavanda é usada na medicina popular há muitos anos  e sob várias condições médicas. O óleo essencial da lavanda já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo.
Sua fama espalhou-se rapidamente pela Europa e foi ela a principal precursora do desenvolvimento e da expansão da arte da perfumaria e cosmética.





Indicações
 O seu principal uso é contra a ansiedade e depressão. É um ansiolítico leve, usado como calmante e para distúrbios do sono.
Abatimento, abcessos, acne, amenorreia, artrite, asfixia, asma, atonia dos nervos encéfalo raquidianos, baço,  cefalalgia, congestão linfática, contusão, depressão, dermatites, desmaio,  doença respiratória (asma, bronquite, catarro, gripe), dores reumáticas, eczemas, enjoo, enxaqueca, epilepsia, espasmo, estômago, feridas, fígado, fraqueza cardíaca, gases, gota, limpeza da pele, insónia,, náuseas,  neurose cardíaca, paralisia, pediculose, perturbação gástrica, picada de insecto, problemas menstruais, pressão alta, problemas circulatórios, psoríase, queimadura,  reumatismo, sinusite, tensão nervosa e muscular.

Benefícios 

Ansiedade, irritabilidade, dores de cabeça :  A alfazema ajuda acalmam a hiperactividade nervosa, dores de cabeça ligadas ao stress e enxaquecas. E possível que reduza o risco de ataques e convulsões. Conjuga-se bem com o alecrim para aliviar o esgotamento nervoso e melhorar a circulação. Com uma acção sedativa ligeira e uma acção antidepressiva, é adequada para quando o desânimo e a falta de vitalidade resultam de um período prolongado de preocupação ou actividade excessiva.

Dificuldade em dormir : Pode ser usada em óleo essencial (algumas gotas num queimador ou usadas numa massagem), em flores secas (numa almofada de ervas), ou em tintura (uma colher de chá antes de deitar), a alfazema melhora a qualidade do sono. Conjuga-se bem com outros remédios naturais para dormir, como a passiflora (Passiftora incarnata) e a cidreira (Melissa officinalis).




Alívio de dores localizadas e relaxamento :  Aplicar óleo de alfazema na pele em quase todas as situações que impliquem dor. Use-o para massajar feridas de herpes, articulações reumáticas, passar na testa e fontes para a enxaqueca. 

Colocar no algodão  umas gotas de óleo no ouvido  para aliviar dores de ouvidos ligeiras. A tintura e a tisana têm uma acção sistémica, ajudando a relaxar , músculos tensos e doridos. Nas dores menstruais, tomar a tintura ou a tisana e massajar o baixo-ventre com o óleo pode dar alívio rapidamente.

     

Propriedades

Analgésica, antianêmica, antiasmática, anticonvulsiva, antidepressiva, antiemética, antiespasmódica, anti-inflamatória, antileucorreica, antimicrobiana, antiperspirante, antirreumática, antisséptica, aromatizante do cabelo, béquica, calmante,suave,carminativa, cicatrizante, descongestionante, desodorante, diaforética, digestiva, diurética, estimulante da circulação periférica, estimulante mental, excitante do sistema nervoso, hipnagoga, indutora do sono, oftálmica, parasiticida capilar,purificante, refrescante, relaxante muscular, repelente de insectos,  sedativa, sudorífica, tónica capilar, tónica do estômago, vermífuga.


 Uso na Aromaterapia

Ralaxante, anti-stress, regenerador da pele, combate rugas.

Modo de Usar
 Infuso ou decocção: - 1%, de 5 a 20 ml/dia; - 2 a 4 g/litro de água; - 8 g da planta/litro d'água ou 1 colher das de sopa de folhas picadas em ½ litro d'água.

 Tomar 1 xícara das de chá 3 a 4 vezes ao dia; - 10 g ou 2 colheres de folhas secas picadas em ½ litro. 

Tomar 1 chávena/xícara 2 vezes ao dia; - 3 a 5 g da flor seca em uma xícara de água fervente, 3 a 4 vezes ao dia: excitação nervosa, laringite, nevralgias e como diurético

 Infusão: - colocar em 1 chávena/xícara de água fervendo 5 g de flores de alfazema, Deixar por 5 min (se quiser adoça com mel ou xilitol) e beber, repetir a dose 4 vezes ao dia; -

 Fazer uma mistura de 30 g de flores de alfazema, 10 g de camomila, 5 g de hipericão/hipérico, 5 g de lúpulo e 5 g de raízes de valeriana. Colocar 5 g da mistura em uma xícara e verter água fervente. Deixar esfriar e filtrar.

 Tomar antes de deitar para excitação nervosa:  fazer uma mistura de 20 g de flores de alfazema, 60 g de flores de primavera e 20 g de flores de camomila. Colocar 5 g dessa mistura em uma chávena/xícara de água fervente. Deixar esfriar e filtrar. Beber em seguida. Repetir a dose duas ou três vezes ao dia.

Para asma : 60 g de flores de alfazema em 1 litro de água, por 2 minutos, filtrar e beber de 4 a 6  chávenas/xícaras por dia

 A alcoolatura para reumatismo : 10 g em 2 litros de álcool neutro ou de cereais (antisséptico e cicatrizante). Em fricções, actua sobre o reumatismo

 Extracto fluido: 0,5 a 2 ml/dia; f) tintura: 1 a 10 ml/dia; g) maceração: 50 g de flores em 1 litro de água, por 15 dias. Filtrar. Para contusões: passar no local um pouco do líquido, para aliviar as dores e desinflamar

 Óleo: pingar algumas gotas sobre as têmporas e pulsos para aliviar o cansaço; dissolver algumas gotas em água e beber após as refeições: má digestão;

Fica a Dica!!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios da Lentinhas

Cuide da sua Saúde

Alguns Beneficios do Limão