Varizes como evitar e tratar.

















                                                        
                                         Varizes.

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que se localizam debaixo da pele. As varizes estão englobadas na denominação Doença Venosa Crónica.

                                                 Causas das varizes

Existem varias causas para o aparecimento de varizes. Uma delas é  congénita ou herdada das paredes das veias, que as torna facilmente dilatáveis pela pressão natural do sangue. 
Exposição ao calor, o sedentarismo, ficar muito tempo de pé e o excesso de peso são fatores que favorecem   o aparecimento de varizes. O próprio processo de envelhecimento é um fator de agravamento deste problema
 Devido à componente hormonal e à gravidez, as mulheres sofrem mais deste problema.





 Principais sintomas de doença venosa crónica.

Dor e  sensação de pernas pesadas ,cansadas, cãibras, dormência e comichão. Pode ainda ter inchaço, sobretudo nos tornozelos e pés, que se intensifica ao final do dia ou quando a uma exposição prolongada ao calor.


As varizes pode ser diagnosticada  através da observação clínica e, para determinar o seu estádio, pode realizar-se exames doppler ou eco doppler, não dolorosos nem invasivos .

O tratamento deve ser feito por um  medico especialista em Angiologia/Cirurgia Vascular.
Os cuidados diários  inclui a hidratação da pele, a administração de fármacos flebotónicos (que ajudam a circulação venosa) e o uso de meias elásticas ou ligaduras.

Para evitar o aparecimento de varizes, adote estas medidas no seu dia-a-dia:
  • Hidrate o corpo diariamente;
  • Não use calças de ganga muito justas, ligas, cintas, meias que sejam muito apertadas na zona do tornozelo ou botas apertadas;
  • Não esteja muito tempo de pé, parado/a. Caminhe um pouco ou ponha-se em bicos de pés várias vezes;



  • Evite estar muito tempo sentado e com as pernas cruzadas, especialmente se as cadeiras tiverem um rebordo duro. Movimente as pernas regularmente;
  • Para melhorar a circulação eleve as pernas pelo menos por 5 minutos 
  • Não tome banho com água muito quente;
  • Evite o excesso de peso,  o tabaco e as bebidas alcoólicas;


  • Evite a exposição prolongada ao calor. Na praia, tente caminhar à beira-mar;
  • Nos dias mais quentes, massaje as pernas com água fria utilizando o chuveiro, de baixo para cima, durante cerca de 2 minutos;
  • Consulte um medico de Cirurgia Vascular se tiver algum destes sintomas: dor, sensação de pernas pesadas e cansadas, cãibras, dormência, comichão ou inchaço que se agrava ao final do dia ou quando ocorre uma exposição prolongada ao calor.

Fica a Dica!!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios da Lentinhas

Benefícios do Alho

Cuide da sua Saúde