Alimentos Alcalinos.













Um dos problemas típicos da alimentação moderna que é  composta principalmente de alimentos embalados, refinados e processados, proteínas animais e açúcares, e  esta tem um efeito acidificante sobre o corpo, com consequências para a saúde como  o risco de doenças inflamatórias e câncer. Seguindo este ponto de vista, seria válido consumir alimentos alcalinos mais vezes, pois eles seriam capazes de trazer o pH sanguíneo para alcalinidade e, portanto, reequilibrar o corpo.
Você há de concordar que os alimentos recomendados (todos do reino vegetal) são, sem dúvidas, saudáveis, e suas propriedades já foram estudadas e se mostraram bastante benéficas para o organismo é bom que os agregue em sua dieta, alternando, dependendo da época do ano e de seu gosto pessoal, alguns destes alimentos.


                                                       Raízes
Beterrabas, nabos, cenouras, rabanetes e todas as outras raízes e tubérculos têm um efeito alcalinizante sobre o corpo. Além disso, são ricos em minerais e fibras, contribuem para  saúde geral do organismo. Podem ser consumidos crus ou cozidos ao vapor ou em água fervente e temperados com um fio de azeite de boa qualidade, sal e ervas aromáticas como hortelã ou salsinha.


                                   Crucífero

Os  benéficos dos vegetais crucífero (toda a família dos repolhos e brócolis). 
Além de mudar o pH do corpo proporciona uma ligeira alcalinidade, reforçam o sistema imunológico, melhoram a digestão e têm reconhecidas propriedades preventivas a certos tipos de tumores. Na época das crucífero, podemos abusar destes alimentos comendo-os todos os dias, porque de fato, a sua variedade é muito grande, podendo escolher entre brócolis, couve-flor, couve, repolho branco, roxo, etc.

               Vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes estão entre os alimentos mais saudáveis que existem e devem ser consumidos crus ou cozidos no vapor – preferencialmente, alternando-se o preparo, a cada vez que for consumido -. Por exemplo, espinafre e acelga, são perfeitos para manter o equilíbrio ácido-base do corpo adequadamente. Também contêm fibras, minerais e vitaminas, necessárias para o bem-estar diário do nosso corpo.

                                   Alho

O alho tem muitas propriedades e é considerado um dos melhores alimentos que você pode consumir, se deseja manter-se em bom estado de saúde. Além de ser alcalinizante, o alho é um anti-bacteriano natural, melhora a saúde do coração e ajuda o sistema imunológico, tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e contribui para uma boa desintoxicação. Pode, portanto, ser considerado, por todos os efeitos, um superalimento.





                                Limão ou Lima.
                               
Pode parecer estranho falar de limão/ Lima como fonte de alimento, mas é a verdade. O limão como fruta alcalinizante é extraordinário, porque tem um pH ácido, devido ao teor de ácido cítrico. Na verdade, o efeito alcalinizante ocorre uma vez que o limão é absorvido pelo corpo, especialmente se a ingestão foi feita com um pouco de água na parte da manhã, com estômago vazio. As vantagens são muitas: ajuda o sistema imunológico, contribui para a desintoxicação do fígado, melhora a digestão e auxilia na perda de peso. Também acaba garantindo energia e vitalidade da pessoa, já no início da manhã.

                                                                     Pepino 

O pepino é um alcalinizante vegetal valioso, devido a sua composição, riquíssimo em água, que chega a 95% do seu peso. Não é por acaso que a estação deste vegetal é o verão, mesmo porque torna-se essencial por conta de seu poder de hidratação, bem como por causa de sua composição rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Os pepinos são geralmente consumidos crus em saladas, mas uma boa maneira de consumi-los é em sucos junto com outras verduras ou frutas.

Fica a Dica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios da Lentinhas

Benefícios do Alho

Cuide da sua Saúde