Benefícios do Hortelã


                                       Benefícios do Hortelã



O hortelã-pimenta relaxa os músculos lisos no trato digestivo, e por isso ajuda a aliviar dores no estômago. Ela também é eficaz contra o mau hálito e previne os problemas orais.

Calmante mas vigorante, a hortelã é uma das muitas variedades da família da  menta.





Auxilio a doenças respiratórias


O hortelã é um otimo remédio para tratamento de congestionamento do nariz e garganta, oferecendo alivio aos pulmões e brônquios. O suco ou chá de hortelã é conveniente para a redução de impactos causados por gripes e resfriados.
Quem sofrem com asma deve fazer uso do hortelã para o tratamento da congestão.
A rinite e asma são as condições mais comuns que atingem inúmeras pessoas, principalmente nas estações mais frias do ano.
Quem sofre com rinite e alergias o hortelã pode agir sobre o comportamento de histaminas, dessa forma, deminui as irritações e sintomas diversos. 

 Hortelã para a digestão

Famosa por seu uso no alívio de problemas estomacais. Carminativo e antiespasmódico, a hortelã pode ajudar nos transtornos do sistema digestivo incluindo gases, distensão abdominal, náuseas, indigestão e cólicas.
O hortelã  aliviar os problemas de estômago mediante o relaxamento dos músculos lisos no trato digestivo. 

Dores de cabeça


   Hortelã pode acalmar as dores de cabeça de duas maneiras. Se esfregarmos sobre a pele em pontos estratégicos, como nas têmporas, o óleo de hortelã pode relaxar os músculos que causam dores de cabeça por tensão. Se inalarmos, a hortelã pode aliviar a pressão dos seios e induzir a calma.

 Auxilio contra fadiga

O excesso de exercícios físicos, overtraining e sobrecarga de atividades na rotina podem gerar fadigas, oscilações de humor, e consequentemente até depressão, e esses fatores podem ser prevenidos com a ajuda da hortelã. 
O cheiro das folhas já desperta o funcionamento cerebral, e a ingestão pode apoiar a renovação energética, reduzindo cansaço, ansiedade e desanimo. Podendo ser colocado  folhas de hortelã sob o travesseiro para ter um sono tranquilo. mas há fabricantes que disponibilizam óleo de mentol ou hortelã, que pode ser aplicado no corpo ou no travesseiro, deixando-a agir durante as horas de descanso.



 Prevenção do Alzheimer

O hortelã pode contribuir com o melhor funcionamento cognitivo, favorecendo a capacidade de concentração e agilidade mental, as folhas ainda podem estimular e melhorar a aptidão para memorizar, se ingeridas regularmente. O Alzheimer causa efeitos que podem prejudicar o rendimento e comprometer a capacidade de memorização, por isso, a hortelã pode ser uma excelente aliada para a prevenção dessa condição.
Ajuda a perder peso
 O hortelã pode ser importante para o estimulo das enzimas digestivas, as quais iram agir para a melhor absorção de vitaminas e minerais, garantindo a nutrição e digestão saudável, induzindo à eliminação de toxinas e substâncias indesejáveis ao corpo, garantindo energia para as atividades e evitando desconfortos. Sabemos que os alimentos devem ser metabolizados de forma adequada, e a hortelã pode fazer parte do cardápio da dieta, sem oferecer prejuízos calorias, e induzindo o uso da gordura corporal como fonte energética, reduzindo as medidas.

Fortalece o sistema imunológico

 O hortelã pode fortalecer o organismo e auxiliar na imunidade. Ela contém vitaminas e minerais que podem ajudar na proteção do corpo contra possíveis inflamações, infecções e demais interferências externas. Podemos reconhecê-la como fonte de vitaminas de complexo B, C, D, e E, além de minerais como Fósforo, e Cálcio, que são convenientes para uma nutrição completa.

Prevenção do câncer

O hortelã, pode contribuir com a prevenção do câncer ,desde que seja aliado a uma alimentação equilibrada e rica em múltiplos alimentos contribuintes.
 As folhas podem oferecer álcool perílico, que é um fitoquímico de efeito representativo para a prevenção de Câncer de mama, próstata, fígado, Cólon, pulmão, e até mesmo pele.

Colesterol

As pequenas folhinhas podem induzir a um melhor funcionamento do fluxo de bile, processo o qual pode possibilitar quebra das moléculas de gordura, fator importante para o controle de níveis de colesterol bom e ruim, e também pressão do fígado. Esse benefício é muito conveniente para aqueles que desejam reduzir o percentual de gordura ou manter a boa forma.


Redução de cólicas


Mulheres que sofrem com cólicas menstruais podem tomar uma xícara de chá de hortelã, pois a planta pode aliviar e ainda reduzir as náuseas causadas durante esses dias. O efeito possibilita que os músculos abdominais relaxem e a tensão sobre o útero seja reduzida.

Tônico capilar

O uso de diversas vitaminas e cosméticos pode ser conciliado com a aplicação de óleo de hortelã como fortalecedor dos seus fios de cabelo. O preparo do chá natural, com aplicação de borrifadas, também pode oferecer efeitos positivos para que o cabelo fique hidratado e com brilho. Vale ressaltar que os efeitos podem ser potencializados, se o óleo de hortelã for combinado com demais óleos funcionais, como o óleo de coco, vitamina E, e muitos outros.

Fica a Dica!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios do Alho

Cuide da sua Saúde

Alguns Beneficios do Limão