Benefícios da linhaça na nossa Saúde!





























A linhaça é a semente do linho e é utilizada na culinária. Sua planta é conhecida desde 5mil a.C., na região da Mesopotâmia. 

Ela é um alimento funcional, trazendo benefícios para o coração, intestino , prevenindo alguns tipos de câncer. Mas o seu maior benefício  é o emagrecimento, pois suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue e reduzem, o acúmulo de gordura no corpo. E ainda é uma alternativa de cereal sem glúten.



                      Benefícios da linhaça





 Ajuda a emagrecer 

Por ser rica em fibras, o consumo da linhaça com outros alimentos cria uma barreira no bolo alimentar, que faz com quer a glicose na corrente sanguínea muito mais lenta. assim não há picos glicêmicos e é preciso utilizar menos insulina. Quando temos muita insulina circulando pelo corpo, rapidamente sentimos a necessidade de consumir mais alimentos que trarão glicose ao nosso organismo rapidamente.no caso alimentos como pães, bolos, biscoitos e doces, que engordam, a simples presença da insulina em altas quantidades no nosso corpo nos faz depositar a gordura no tecido adiposo, ou seja, aumenta a massa gorda.

Controla o diabetes

 E também o previne! Isso ocorre devido ao mesmo mecanismo que reduz os picos de glicose, afinal, quanto mais insulina o corpo produz, mais os órgãos começam a se tornar resistentes a ela, ou seja, solicitam que mais desse hormônio seja utilizado para colocar a glicose dentro de suas células. Esse quadro se chama resistência à insulina, e conforme vai se agravando, resulta na diabetes tipo 2, quanto o hormônio produzido pelo corpo não é suficiente mais para absorver todo o açúcar no sangue. Além disso, alguns estudos mostram que o ácido alfalinoleico (ALA), um dos subtipos do ômega 3, parece capaz de reduzir as chances das pessoas terem diabetes, não se sabe bem o porquê.

Controla inflamações
 Estudos mostram que esse nutriente é capaz de gerar reações anti-inflamatórias, combatendo inflamações que podem ser causadas por fatores como dislipidemias, obesidade, hiperglicemia, sedentarismo, tabagismo.
Além disso, a linhaça ajuda a trazer um equilíbrio nas quantidades de ômega 3 e 6. Atualmente nossa alimentação tem tido muito mais fontes do último do que do primeiro, o que tem causado maiores inflamações no organismo. Alguns especialistas acreditam que aumentando o consumo de ômega 3, consegue-se um melhor equilíbrio nesse aspecto, mas não é uma certeza.

Melhora o funcionamento do intestino 

As fibras, quando consumidas com quantidades adequadas de água, melhoram o trânsito intestinal, impedindo a constipação. Além disso, a digestão das fibras gera ácidos graxos de cadeia curta, que incentivam a proliferação de bifidobactérias, parte "do bem" da microbiota intestinal (flora intestinal). Isso, além de melhorar o funcionamento do órgão, também ajuda a aumentar nossa imunidade.

Controla inflamações
  Estudos mostram que esse nutriente é capaz de gerar reações anti-inflamatórias, combatendo inflamações que podem ser causadas por fatores como dislipidemias, obesidade, hiperglicemia, sedentarismo, tabagismo, a linhaça ajuda a trazer um equilíbrio nas quantidades de ômega 3 e 6. 

Protege nosso organismo 
Além de ajudar as bifidobactérias, os ácidos graxos de cadeia curta provenientes da digestão das fibras, que impedem com que bactérias ruins do intestino se transportem para a corrente sanguínea, infectando assim o corpo todo.

Previne alguns tipos de câncer 

Alguns estudos evidenciam a ação antitumoral da linhaça. Para as mulheres, isso ocorre devido a presença das lignanas, substâncias muito semelhantes ao estrógeno e por isso chamadas de fitoestrógenos. Muitas evidências apontam a ligação desses hormônios com o câncer de mama, e como as lignanas acabam se ligando aos receptores do estrógeno, tem uma função protetora desta doença. Como cada colher de sopa de linhaça tem cerca de 15 mg de lignanas, ela é considera o alimento mais rico nesse nutriente. É possível que o nutriente também se relaciona à prevenção do câncer de próstata, mas isso ainda está sendo investigado.

Protege a saúde dos ossos
 A semelhança da lignana com o estrógeno faz com que eles compensem a menor produção desse hormônio que ocorre na menopausa. Não se sabe ao certo se ele realmente é significativo na redução de sintomas do climatério e das alterações de humor, Porém ela pode ter um efeito positivo na saúde óssea já que mulheres pós-menopausa tem maiores chances de apresentarem osteoporose .



Quantidade recomendada de linhaça


O mais indicado pelos especialistas é consumir cerca de uma colher de sopa de linhaça, o que equivale a 10 gramas, pois é o suficiente para ter uma boa quantidade do ácido alfalinolênico que precisamos ao dia.

Como consumir a linhaça

A linhaça é encontrada em quatro formas para consumo:


Farinha de linhaça 
Pode ser adicionada a sucos, saladas, frutas e iogurtes, e por já estar triturada, o que garante uma melhor absorção de todos os seus nutrientes, além de conservar as fibras.


Grão 
Ao consumir a linhaça em grãos, o ideal e mastigá-la muito bem para quebrar sua casca. Como ela é feita de celulose, não é digerida no intestino e acaba se tornando uma barreira para os nutrientes. Outra forma de garantir o consumo de seus nutrientes é triturá-la em casa, mas só é possível conservar esse alimento na geladeira por quatro dias, mais do que isso ela perde seus nutrientes essenciais. Também dá para comprar a linhaça moída industrialmente, que tem prazo de validade de um mês quando aberta a embalagem. Ou você pode batê-la diretamente com sucos, iogurtes e vitaminas.


Óleo de Linhaça

 Rico em ómega 3 e 6, pode oxidar muito facilmente se exposto à luz. Por este motivo, deve ser colocado dentro de uma garrafa opaca que garanta a qualidade deste produto muito rico em “gordura saudável”, cujos níveis são superiores no estado líquido.
 No momento de compra, se possível, prefira o óleo integral e natural, visto que este passou apenas por uma prensagem.
O óleo de linhaça retarda a digestão e absorve algumas substâncias, no intestino delgado, como a glicose e o colesterol, pelo que é usado sobretudo por diabéticos no sentido de estabilizar os níveis de açúcar no sangue e prevenir a obesidade.

Contraindicações

Devido ao alto teor de fibras, a linhaça é contraindicada para crianças com menos de seis meses, que ainda não tem um aparelho digestório que consegue digerir de forma eficiente essas substâncias. Pessoas com intestino que funciona rapidamente podem ter desconfortos.


https://www.makepages.com.br/r/ACC7511691claudiavcoelho1@gmail.com

Fica a Dica!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios do Alho

Benefícios do Couve Para Nossa saúde.

Benefícios da Melancia Para Nosso Corpo!