Os benefícios da ameixa


         Os  benefícios da ameixa

A ameixa tem  baixa em calorias – 46 kcal por 100 gr,Não contém gorduras saturadas.tem muitos  compostos, como minerais, fibras dietéticas e vitaminas, sorbitol e isatina, conhecidas por ajudar a regular o funcionamento do sistema digestivo e assim, aliviar a prisão de ventre.

ameixa madura é uma fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante natural , os alimentos ricos em vitamina C ajudam o corpo a ter resistência contra agentes infeciosos ,inflamações e ajuda a eliminar os radicais livres nocivos.

A ameixa fresca principalmente  a amarela, é fonte de betacaroteno e vitamina A, esta vitamina é muito boa para a visãoe tambem ajuda na prevencao do cancro de pulmão e boca .
Contém flavonóides poli-antioxidantes fenólicos, tais como a luteína, criptoxantina e zeaxantina, em boa quantidades . Estes compostos permitem eliminar os radicais livres . A zeaxantina, é um carotenóide importante, concentrado na mácula lútea da retina, que proporciona funções antioxidantes e protege a retina dos raios ultravioletas nocivos.
A ameixa é rica em minerais como fluoreto de potássio e ferro. O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos, enquanto que o potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo,.
É uma fonte moderada de vitamina B, tais como a niacina e o ácido pantatênico. Essas vitaminas atuam como cofatores e ajudam o corpo a metabolizar os carboidratos, proteínas e gorduras;
São ricas em potássio, um mineral essencial que, juntamente com o sódio, participa da transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos;
Regular o  intestinal, é uma das propriedades mais conhecidas da ameixa ,seu efeito laxativo, o que ajuda a regular quem tem um trânsito gastrointestinal mais lento e que com isso sofre com constipação;
Ajuda a melhorar a saúde dos ossos. Os flavonóides e demais compostos fenólicos presentes na fruta auxiliam na reversão da perda de massa óssea.


Geleia de Ameixa 



As ameixas vermelhas são excelentes para fazer geleia. Rendem bastante, não necessitam de muito açúcar ou nenhum  para ficar com esta textura e ficam com uma cor maravilhosa. 

Para 1,5 kg de ameixas, usei 200g de açúcar cristal orgânico. 
se preferir não use açúcar eu não uso.

Retirei os coroços das frutas e piquei em cubinhos.

 ponha-a  na panela para em fogo médio. Você deverá mexer a geleia de ameixa de vez em quando para que não fique grudada no fundo e se queime. isso demorar por volta de 1 hora para adquirir a consistência adequada de geleia,  se achar  que está muito espessa, pode acrescentar uma xícara de água.

 A geleia de ameixa está pronta quando, ao pegar um pouco com uma colher e deixar cair as gotas, elas caem lentamente e se agrupam. Se, pelo contrário, a textura é muito líquida, precisará de mais alguns minutos de cozimento. Quando estiver pronta, pode deixar como está ou bater para obter uma textura mais lisa e leve.
 Reserve-a quente em frascos de vidro  esterilizados e tampe-os. 

Fica a Dica!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios do Couve Para Nossa saúde.

Benefícios da Melancia Para Nosso Corpo!