Benefícios do Tomilho Para a Saúde!!

               Benefícios do tomilho para a saúde


 O tomilho é uma erva da culinária usada desde a Antiguidade Usado também por curandeiro  inclusive para casos de envenenamento. O tomilho também era usado para proteger carnes e alimentos da deterioração. O óleo de tomilho, por sua vez, já foi muito usado em curativos antes da invenção dos antibióticos.





O tomilho é uma erva da espécie Thymus vulgaris que pertence à família da hortelã e é um parente próximo ao orégano. Ela é cultivada no mundo inteiro e suas folhas secas ou frescas são usadas como tempero na culinária.
É uma erva com dezenas de variedades, sendo a mais conhecida o tomilho francês. 
O principal componente do tomilho é o timol, que apresenta propriedades antissépticas. Por este motivo, o óleo de tomilho é comumente usado em enxaguantes bucais e pastas de dentes. Este composto mata germes e trata infecções na boca, além de proteger os dentes da placa dentária e desgaste.
O timol também mata fungos e por isso é comercialmente adicionado a higienizantes para as mãos e cremes antifúngicos.
Outro componente importante do tomilho é o carvacrol, que age contra as bactérias e apresenta uma variedade de flavonóides, incluindo apigenina, naringenina, luteolina e timonina, responsáveis por aumentar a capacidade antioxidante da erva.

Age contra a dor de garganta

O óleo de tomilho é um dos antimicrobianos naturais mais potentes e é excelente contra a dor de garganta, pois ele contém em sua composição o carvacrol, que é um composto que apresenta ótima atividade bactericida.

Reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol

A ingestão de tomilho tem sido relacionada com a produção de atividade anti-hipertensiva, ou seja, diminui a pressão arterial em pessoas que sofrem de hipertensão. Também foi verificado que o tomilho é bom para reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e LDL, enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL.

 Previne o envenenamento ou intoxicação alimentar

Um dos benefícios do tomilho é a capacidade de evitar a contaminação dos alimentos e também de descontaminar alimentos previamente contaminados.
Em vários estudos publicados pela revista científica Microbiologia de Alimentos, os pesquisadores descobriram que o óleo essencial da erva do tomilho foi capaz de descontaminar alfaces inoculadas com Shigella, uma espécie de bactéria que causa diarréia e pode levar a grandes danos intestinais. No estudo, bastou lavar as folhas de alface em uma solução contendo apenas 1% do óleo de tomilho para diminuir o número de bactérias Shigella.



Melhora o humor

A substância carvacrol é uma molécula que influencia a atividade cerebral através da modulação de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina. Assim, o consumo regular de tomilho pode trazer benefícios como a melhora do humor e o bem estar.

 Agir no combate ao câncer

Propriedades presentes no tomilho indicam um papel importante na luta contra tumores e câncer. O carvacrol presente na erva também exibe propriedades antitumorais.
O Tomilho selvagem apresenta efeitos positivos na atividade do câncer da mama. Isso pode parar o desenvolvimento de células de câncer de mama.


Remédio natural contra a bronquite

O tomilho vem sendo no tratamento de tosse e bronquite, é usado para obter alívio dos sintomas de bronquite como frio, tosse, febre e aumento da produção de expectoração.





  Aumenta a imunidade

O tomilho tem muitas  vitaminas, principalmente C e A. Os altos níveis de vitamina C reforçam o sistema imunológico natural, pois ela estimula a produção de glóbulos brancos, que são a primeira linha de defesa no sistema imunológico do corpo. A vitamina C também desempenha um papel crucial na produção de colágeno, que é essencial para a criação e reparação de células, músculos, tecidos e vasos sanguíneos.É uma ótima fonte de cobre, fibras, ferro e manganês. Assim, suas propriedades nutricionais deixam seu corpo mais forte.
Desinfeta o ambiente
O mofo é um poluente de ar comum potencialmente perigoso que pode estar presente na sua casa em locais úmidos. O óleo de tomilho pode ajudar a combater o mofo devido a suas propriedades fungicidas.  ele pode ser usado como um desinfetante em locais onde a concentração de mofo ainda não é tão alta.




Pode atuar como um pesticida

O tomilho pode ser útil no controle de pragas, isso porque o timol  é um ingrediente de muitos pesticidas e é comumente usado contra bactérias e vírus, assim como ratos, camundongos e outras pragas animais.
 o extrato de tomilho pode seu usado para repelir mosquitos,  Para obter os melhores benefícios para o combate de pragas, é necessário esfregar as folhas de tomilho entre as mãos para liberar o aroma do óleo essencial.
Também é possível fazer um repelente caseiro, misturando 4 gotas de óleo de tomilho para cada colher de chá de azeite, ou ainda misturar cinco gotas do óleo para cerca de 60 mL de água.



Incluído facilmente em qualquer receita

O tomilho é um tempero maravilhoso e usado nas mais diversas culinárias ao redor do mundo, especialmente na França, Itália e em outras regiões da Europa. Tanto o tomilho seco quanto o tomilho fresco podem ser utilizados na preparação de praticamente tudo que der vontade. Como exemplo, podemos usar como tempero em carnes, aves, arroz, macarrão e queijos.

É antifúngico

O ingrediente ativo mais famoso encontrado no tomilho é o timol. Este composto orgânico tem uma ampla gama de efeitos sobre o corpo, incluindo a capacidade de prevenir infecções fúngicas e virais, reduzindo assim a pressão sobre o sistema imunológico.
O fungo Candida albicans é uma causa comum de infecções de leveduras vaginais e bucais. Pesquisadores da Universidade de Turim na Itália, descobriram que o óleo essencial de tomilho aumentou significativamente a morte intracelular desse fungo no corpo humano.

Age contra problemas respiratórios

Um dos  benefícios mais conhecidos e de longa data para o tomilho na medicina tradicional é no tratamento da saúde respiratória. Se você está sofrendo de bronquite, asma crônica, congestão, resfriados, sinusites ou alergias sazonais, o tomilho pode atuar como um expectorante e uma substância anti-inflamatória, eliminando o muco das vias respiratórias, diminuindo a inflamação e melhorando a respiração.
Para um alívio rápido dos sintomas de doenças respiratórias, é possível preparar um chá poderoso com as folhas do tomilho.

Redução do estresse

A vitamina B6 presente no tomilho tem um poderoso efeito sobre certos neurotransmissores no cérebro, que estão diretamente ligados aos hormônios do estresse. Assim, a inclusão regular de tomilho em sua dieta pode trazer benefícios como a melhora do seu humor e alívio do estresse.

Melhora a visão

A concentração de vitamina A e carotenoides no tomilho faz com que ele seja um agente antioxidante eficaz para a saúde dos olhos. Os carotenoides neutralizar os radicais livres em seu sistema ocular e retardar o início da degeneração macular e até prevenir cataratas.

Bom para a saúde do coração

A rica mistura de antioxidantes, minerais e vitaminas no tomilho tem muitos pequenos efeitos no coração, mas o potássio e o manganês são particularmente importantes para esses benefícios.
O potássio é um vasodilatador, o que significa que ele pode reduzir o estresse sobre o sistema cardiovascular, relaxando os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão arterial. Isso pode prolongar a sua vida prevenindo a aterosclerose e evitando derrames, ataques cardíacos e doenças coronarianas.

 Melhora a circulação sanguínea

A alta concentração de ferro e outros minerais essenciais no tomilho o tornam ideal para estimular a produção de glóbulos vermelhos, aumentando assim a circulação do seu corpo e a oxigenação dos sistemas de órgãos essenciais e em todas as extremidades do corpo.



 É um forte antioxidante

Os antioxidantes fenólicos encontrados no tomilho, incluindo luteína, zeaxantina e timonina contribuem para neutralizar e eliminar os radicais livres em todo o corpo. Estes antioxidantes ajudam a prevenir o estresse oxidativo em todos os seus sistemas de órgãos, bem como nos neurônios, coração, olhos e pele.

Fica A Dica!!

Mensagens populares deste blogue

Benefícios da Alface para a Saúde

Os Incriveis Benefícios da Folha de Louro!

Benefícios da Tangerina Para Nossa Saúde!