Benefícios da Cebola.



A cebola é fonte de uma série de compostos com propriedades medicinais, ela  não apenas traz benefícios à saúde como pode ser uma grande aliada de quem está tentando emagrecer ou apenas manter o peso.
No Brasil, as primeiras cebolas foram trazidas pelos colonizadores portugueses, e desde então não saíram mais da mesa dos brasileiros.
Classificada como bulbo comestível, a cebola pertence à mesma família do alho e do alho poró, e não serve apenas para dar sabor às receitas. O vegetal é rico em fibras  que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e auxiliam na eliminação de toxinas.
Pouco calórica e sem gordura ou colesterol, a cebola é uma ótima opção para prolongar a saciedade (são apenas 64 kcal por xícara de cebola picada). A mesma porção de cebola fornece ainda mais de 100% das nossas necessidades diárias de vitamina C, vitamina B6 e manganês.
A cebola tem  uma boa concentração das vitaminas A, E e ácido fólico, dos minerais potássio, sódio e ferro, do antioxidante quercetina e de sulfetos.

Melhora a circulação


Por possuir um alto teor de quercetina, favorece a circulação sanguínea.  devido ao seu teor de sílica ajuda a prevenir a trombose e o envelhecimento das veias e artérias. Inclusive, ajuda a reduzir o colesterol no sangue e aumenta a capacidade de dissolver os coágulos internos, o que previne a trombose coronária.


 Previne a anemia

A cebola tem  teor de fósforo, ferro e vitamina E, componentes que ajudam a repor a perda de sangue e regeneram os glóbulos vermelhos.

 Ajuda a aliviar resfriados

Por ser rica em vitaminas A e C, a cebola é ideal para aliviar doenças respiratórias, e a capacidade de diminuir os sintomas da bronquite, resfriados e gripes.

 Controlar a hipertensão

 Contem  potássio, a cebola ajuda a eliminar o excesso de líquidos e diminui os riscos de  doenças como a gota, hipertensão cálculos renais.


Tem propriedades depurativas e diuréticas

O potássio e o baixo teor de sódio fazem com que a cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, ela é benéfica para os rins e a próstata.

 Doenças do sistema nervoso

Devido ao seu alto teor de vitamina B e potássio, que são necessários para a transmissão e geração de impulso nervoso, e de magnésio que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular.

Ajuda a emagrecer e controlar o peso


A cebola devido ao seu baixo valor calórico e alto teor de fibras, é ideal para dar auxilio em uma dieta de emagrecimento, já que melhora o trânsito intestinal, depura e elimina toxinas, evitando, desta maneira, a retenção de líquidos.

Bom para mulheres grávidas e crianças

Graças ao seu alto teor de folatos, é ideal para mulheres grávidas e crianças, já que ajuda no crescimento e bom desenvolvimento do feto nas primeiras semanas da gravidez.


 É antisséptica

Se aplicada externamente, a cebola pode atuar como um antisséptico natural e é capaz de diminuir inflamações renais.

Fica a Dica!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios do Alho

Benefícios do Couve Para Nossa saúde.

Benefícios da Melancia Para Nosso Corpo!