Benefícios do Manjericão
O Manjericão está sendo cada vez mais associado a uma série de benefícios à saúde. Além de sua função gastronômica, como tempero utilizado frequentemente em diversos alimentos, ele ainda protege o corpo a ataques bacterianos, estimula a memória, melhora a pele e a visão e alivia o estresse, desempenha ainda as funções de desintoxicante, antisséptico e ajuda a reestabelecer o organismo de todo o tipo de infecção.
Esta erva contém uma grande variedade de óleos essenciais, tais como eugenol, citronelol, linalol, citral, limoneno e terpineol. Estes compostos são conhecidos pelas propriedades do manjericão anti-inflamatórias e anti-bacterianas.
Bom para o sistema imunológico
Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%. Ao fortalecer o sistema imunológico a planta protege contra asma, alergias, artrite, câncer, gripes e resfriados. Para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca e não seca.
Anti-estresse
As folhas de Manjericão também são apontadas por diminuir o estresse. É recomendado mascar as folhas de Manjericão, duas vezes por dia, entre 9 á 11 folhas para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal.
Tratamento de resfriados
O manjericão melhora o sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades do manjericão antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.
Alívio de tosse
O Manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite.
Manjericão para o Coração
Manjericão contém magnésio, que ajuda a aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo. Contém anti-oxidantes que ajudam a diminuir o nível de colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL.
Manjericão é fonte de vitamina A e contém beta-caroteno, que protege as células epiteliais dos radicais livres e impede a oxidação do sangue no corpo e também impede a formação de placa e acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.
O manjericão inibir O Câncer
Rico em antioxidantes que restringem o crescimento de células cancerosas. Ele contém flavonóides polifenólicos como orientin e vicenina que protege contra os radicais livres nocivos, impedindo que o processo de oxidação no corpo.
Os antioxidantes não causar nenhum dano às células normais e danificar as células de câncer no corpo. Várias vitaminas como a vitamina A e vitamina E também ajuda na prevenção do câncer, como o câncer de mama!
Bom para a memória
O manjericão é rico em corticosterona, que ajuda a melhorar a memória. Ajuda no desencadeamento de circulação cerebral, reduzindo assim os danos cerebrais. também ajuda no fortalecimento do sistema nervoso.
Melhora da visão
A Vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g de manjericão fresco correspondem à dose diária recomendada de Vitamina A ao organismo.
Elimina pedras nos rins
O Manjericão tem poderoso efeito no funcionamento dos rins. É indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum. Para quem sofre de pedras nos rins é bom misturar suco extraído de manjericão com mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses. O procedimento facilita a eliminação das pedras nos rins pela urina. A planta ainda é benéfica para a cura de diversos problemas urinários.
Problema de estômago
O consumo de Manjericão também faz bem para o sistema digestivo. O suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras. Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.
Alívio de dor de cabeça
O Manjericão tem a função de relaxante muscular. Pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.
Fica a Dica!!
Comentários
Enviar um comentário