Benefícios do Coentro
























 Usado na cozinha de varios paises,o coentro é uma planta de origem asiática
Embora seu uso atual seja principalmente na forma de tempero na cozinha, os povos antigos usavam o coentro como uma planta medicinal, devido às suas propriedades calmantes, digestivas e até mesmo afrodisíacas.
O coentro pode ser encontrado na forma de folhas frescas ou sementes, sendo que ambos possuem propriedades importantes para o bom funcionamento do organismo. Veja alguns benefícios do coentro para boa forma e saúde abaixo:

Ajuda a perda de Peso

O coentro emagrece e ajudar para a manutenção de um peso saudável em longo prazo. É claro que comer de tudo e somente acrescentar umas folhinhas de coentro de vez em quando no prato não fará diferença alguma na balança, mas você pode utilizar o coentro como um grande aliado do emagrecimento em conjunto com uma dieta equilibrada.

Impede o acúmulo de gordura

O coentro contêm limoneno, uma substância química que age como um hormônio natural e dificulta o acúmulo de gordura na região abdominal. Isso ocorre porque o limoneno impede a absorção de uma parte das gorduras saturadas no sistema digestivo.

    Controla as taxas de glicose

     O coentro ajuda a controlar as taxas de açúcar do sangue e também tem um potencial antioxidante que  combate radicais livres. O extrato de semente de coentro contribui para diminuir significativamente os níveis de açúcar e insulina na corrente sanguínea.e reestabelece os níveis normais de antioxidantes que havia diminuindo em razão da diabetes.
    Ajuda na  pressão arterial
    Mais um dos benefícios do coentro é regular os níveis de pressão arterial, reduzindo a hipertensão. O coentro é rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês, além de quase não conter sódio. O balanço iônico entre as altas concentrações de magnésio e as baixas quantidades de sódio ajuda a controlar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão.

    Melhora a Digestão

    As folhas de coentro  auxiliar no tratamento de males digestivos, como gases, náuseas, má digestão e dores abdominais. Isso  devidos às propriedades do coentro de estimular o organismo a produzir mais enzimas e sucos digestivos, facilitando a digestão e impedindo a formação de gases é melhorar as funções do fígado, um dos órgãos mais importantes para quem precisa emagrecer.

      Antibacteriano e Antifúngico

    O dodecenal que está presente nas folhas de coentro e é o responsável pela capacidade dessa planta de eliminar diversos tipos de bactérias, como é o caso da salmonela. Isso impede a ocorrência de intoxicação alimentar que pode ocorrer após você consumir uma maionese caseira feita com ovos, por exemplo.
    O dodecenal  torna o coentro um ótimo enxaguante bucal, que pode ser utilizado para manter a saúde oral e fazer gargarejos, impedindo infecções de garganta e melhorando o mau hálito e pequenas infecções causadas por fungos .

     Auxilia o coração 

    Encontramos   no coentro compostos que ajudam a melhorar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardíacas. Antioxidantes, vitaminas, óleos essenciais e fibra alimentar são alguns deles, que atuam na diminuição das taxas de LDL (colesterol ruim) e contribuem para elevar os níveis do bom colesterol (HDL).
    O coentro ajuda a impedir, a arteriosclerose,  enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de placas de gordura. O coentro atua dissolvendo o LDL que está acumulado nas paredes desses vasos, reduzindo assim o risco de doenças do coração.

     Rico em antioxidantes

    Os principais benefícios do coentro por conter antioxidantes são combater os radicais livres e impedir a degeneração precoce de células sadias. O coentro pode auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce e também diminuir o risco de algumas doenças degenerativas, como Mal de Alzheimer, e outras condições como o câncer e o diabetes. 

     Combate a insônia

    O coentro melhora o sono graças às suas propriedades relaxantes, que permitem uma diminuição da ansiedade e do estresse. Assim, o coentro contribui para uma boa noite de sono porque ajuda a diminuir tanto o cansaço físico quanto o mental.

     Saúde dos olhos

    Um dos melhores remédios naturais para o tratamento da conjuntivite, o coentro também atua na prevenção da coceira dos olhos e de outras infecções, graças ao seu alto teor de antioxidantes e capacidade anti-inflamatória.

    Chá de Coentro

    • 1 litro de água;
    • 1 punhado de folhas de coentro higienizadas;
    • 2 colheres de sopa de sementes de coentro.
    Leve a água ao fogo, e assim que levantar fervura acrescente as sementes e deixe em fogo baixo por 3 minutos. Em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas de coentro, tampando a panela e mantendo-a abafada por 10 minutos. Tome o chá coado ao longo do dia, sem açúcar ou adoçante.

     Sumo de Coentro detox

    O coentro atua como um agente detox, pois facilita o trabalho do fígado na eliminação das toxinas e contribui para uma diminuição das inflamações. 
    Para potencializar os benefícios do coentro, acrescente ao suco folhas verdes frescas, sem os talinhos.
    Ingredientes para um suco de coentro para desintoxicar e emagrecer:
    • 1 xícara de folhas frescas de coentro;
    • 1 xícara de folhas de espinafre;
    • 1/2 xícara de talos de salsão picados;
    • 600 ml de água mineral;
    • Cubos de gelo a gosto.
    Bata tudo no liquidificador e tome sem coar, para obter todos os benefícios do coentro sem perder as fibras digestivas. Se preferir um suco menos espesso, acrescente mais água.
FICA A DICA!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios do Alho

Benefícios do Couve Para Nossa saúde.

Benefícios da Melancia Para Nosso Corpo!