Benefícios da Abóbora


                                              Benefícios da Abóbora


A abóbora é um alimento que contém, muita vitaminas e minerais, baixo índice de calorias, nada de colesterol e zero de gorduras saturadas,  em fibras e fácil de ser incorporada ao cardápio diário. Os benefícios da abóbora são muitos e o seu consumo é frequentemente recomendado por médicos tanto para o controle do colesterol e em programas para perda de peso, quanto no tratamento e prevenção de muitas doenças.

Propriedades nutricionais da abóbora

Um copo de polpa de abóbora cozida contém 49 calorias, 1,76 gramas de proteína, 0,17 gramas de gordura, 0 de colesterol, 12 gramas de carboidratos, 3 g de fibras e 5.1g de açúcar.
Uma porção como esta concentra mais de cem por cento da necessidade diária de vitamina A para um adulto, além de 20% da necessidade de vitamina C e mais de 10% do que nosso corpo precisa de vitamina E diariamente. 
Rica em vitaminas do complexo B e fonte de minerais como cobre, cálcio, fósforo e potássio. 


Bom para a visão e a saúde dos olhos

A abóbora é um dos vegetais com maior concentração de betacaroteno. Uma vez ingerido, o betacaroteno se transforma em vitamina A, um antioxidante natural que age efetivamente na manutenção da integridade da pele e das mucosas e na qualidade da visão. Vale lembrar que o consumo de vitamina A também ajuda a manter a saúde da pele, dos ossos e dos dentes. o consumo frequente de abóbora é capaz de desacelerar algumas doenças degenerativas dos olhos que levam a cegueira
A abóbora também possui zeaxantina, um antioxidante capaz de filtrar raios ultravioletas na retina dos olhos, o que oferece proteção contra as doenças musculares dos olhos, relacionadas ao envelhecimento.

Previne doenças coronárias

A abóbora é rica em vitaminas A e C, fibras, o magnésio e o potássio que dão suporte a saúde do nosso coração . Atualmente sabe-se que consumir potássio adequadamente é quase tão importante quanto diminuir o consumo de sódio no tratamento da hipertensão.
 Seu consumo está associado à redução do risco de derrame, proteção contra a perda de massa muscular, preservação da densidade óssea e redução da formação de pedras nos rins.
Mais benefícios da abóbora para o coração : relaxamento dos vasos sanguíneos e a prevenção do acúmulo de gordura nas suas paredes, evitando eventuais obstruções e a aterosclerose. 

Ajuda a perder peso

 A abóbora é um alimento ideal para quem precisa perder peso por conter poucas calorias e é rica em fibras. Um copo de abóbora contém 3g de fibras, aproximadamente 50 calorias e nenhuma gordura. Por ser nutritiva e conter fibras, o vegetal aumenta a sensação de saciedade e prolonga o processo de digestão, o que leva a pessoa a comer menos.  se você está de dieta, é importante manter o seu nível de açúcar no sangue o mais estável possível, porque o aumento deste nível desencadeia a produção de insulina e o acúmulo indesejado de gordura no corpo.

Ajuda  na hiperplasia e o câncer da próstata

A sementes de abóbora são usadas no tratamento do aumento, ou hiperplasia da próstata.  a semente contém componentes chamados fitoesteróis que podem auxiliar na diminuição da próstata se ingeridas em boa quantidade três vezes por semana. Pesquisadores no Taiwan descobriram que óleo extraído a partir da prensagem das sementes da abóbora também possui alta concentração de zinco, o que contribui para a saúde sexual masculina e pode bloquear o crescimento maléfico das células da próstata. Dietas ricas em betacaroteno mostraram um efeito positivo no tratamento do câncer de próstata. A abóbora é um dos alimentos com maior concentração de betacaroteno encontrado na natureza.

Abaixa a pressão arterial

Pesquisas mostram que o óleo de semente de abóbora é cheio de fitoestrógenos, substâncias benéficas para a prevenção da hipertensão. Em estudos de laboratório, o consumo do óleo ajudou a baixar a pressão cardiovascular em apenas 12 semanas.

 Melhora a saúde sexual do homem

O zinco, presente em quantidade significante nas sementes de abóbora, é um mineral fundamental na saúde sexual do homem porque regula a produção de hormônios masculinos determinantes para a fertilidade, ereção e desejo sexual.

É bom para  sono

Sementes de abóbora são ricas em triptofano, um aminoácido responsável por auxiliar na produção de serotonina no nosso corpo. Um neurotransmissor que melhora o humor ajuda a relaxar e a dormir melhor.

 Previne rugas
Este é um  benefícios da abóbora mais conhecidos,  especialistas afirmam que a abóbora é uma ótima fonte de vitamina A, um anti-idade que estimula o processo de renovação celular e aumenta a produção de colágeno diminuindo a formação de rugas e deixando a pele mais macia e com uma aparência mais jovem.

Melhora a saúde da mulher 

O consumo de vegetais ricos em ferro como a abóbora, melhora o nível de fertilidade nas mulheres. Estudos também mostram que a vitamina A, também presente na abóbora em forma de betacaroteno, é essencial para a síntese de hormônios durante a gravidez e o período de amamentação.

                    

  Grande parte dos benefícios da abóbora está nas sementes. 

Elas são ricas em fibras e ácidos gordos monoinsaturados que contribuem para a proteção do aparelho cardiovascular e da pele. Elas também são fontes de proteínas, minerais e vitaminas.
Estudos sugerem que o consumo diário de apenas 30 gramas de sementes de abóbora podem trazer inúmeros benefícios à saúde devido à sua concentração de proteínas, magnésio, potássio e zinco.
 Benefícios como redução do crescimento da próstata, relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuição do risco de pedras nos rins e bexiga, e prevenção à depressão.
  As  sementes possuem alta concentração de fitoesteróis, substâncias que reduzem a absorção de colesterol e podem prevenir alguns tipos de câncer.
 As sementes de abóbora também contém um aminoácido chamado triptofano, ele ajuda na formação da serotonina, hormônio essencial para manter o bom-humor, controlar o sono, o estresse, a depressão e a ansiedade.
Fica a Dica!!

Mensagens populares deste blogue

8 Benéficios da àgua morna com limão

Os Incriveis Benefícios da Folha de Louro!

Benefícios do Alho