Benefícios do manjericão e as suas propriedades
Benefícios do manjericão e as suas propriedades
O manjericão é conhecido pelas suas propriedades antissépticas, desintoxicantes, calmantes e expectorante. Devido aos seus compostos fenólicos, esta planta possui um elevado potencial antioxidante, que atuam no combate e na propagação dos radicais livres.
Os radicais livres estão associados ao envelhecimento precoce e a doenças degenerativas, como câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer.
O manjericão também possui ação antibacteriana, anti-inflamatória, antidiarreico, antiulceroso e estimulante do sistema nervoso.
O manjericão é diurético, estimula o fígado, é usado para aliviar inflamações dos brônquios, gases intestinais, vertigens, espasmos gástricos, depressão, perdas de memória, dores menstruais e insônias.
Além disso, o chá quente desta planta reduz a febre e o muco no peito e no nariz , ajudando a aliviar os sintomas de resfriados, gripes, congestão, tosse e dor de garganta.
O chá de manjericão
Benefícios proporcionados por esta planta, basta preparar o seguinte chá:
Junte cerca de 10 folhas de manjericão e acrescente a uma caneca de água fervente. Deixe repousando durante 10 minutos, coe e está pronto para ser consumido.
O manjericão na culinária
Na cozinha, a erva pode ser utilizada no preparo de vários tipos de pratos, como massas, molhos, saladas, pães, patês, sopas, sanduíches, sucos, doces, pratos “gourmet” e queijos vegetais. Para que o frescor, o aroma acentuado e os compostos antioxidantes sejam mantidos, o manjericão deve ser acrescentado somente no último passo das receitas. Não há restrições quanto ao consumo do manjericão e a erva pode ser consumida por todos.
Tratamento de resfriados
Um dos benefícios do manjericão é melhorar o sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades do manjericão antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.
Alívio de tosse
O Manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite.
A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão. Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos . Ao fortalecer o sistema imunológico a planta protege contra asma, alergias, artrite, câncer, gripes e resfriados. Para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca e não seca.
Anti-estresse
As folhas de Manjericão também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de Manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal.
Melhora da visão
A Vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g de manjericão fresco correspondem à dose diária recomendada de Vitamina A ao organismo.
Melhorar a pele
Melhorar a pele
Outros benefícios do manjericão são a prevenção do surgimento de acnes e aceleração o processo de recuperação de feridas na pele. O seu extrato ajuda a eliminar as bactérias presentes na derme, que resultam no entupimento dos poros, a principal causa da acne.
Propriedades do manjericão reduzem a inflamação da pele e são utilizadas no tratamento de outros problemas, como micose, psoríase e picadas de insetos. A erva é considerada excelente na prevenção e tratamento do câncer de pele.
Melhora a saúde bucal
Estudos apontam que as propriedades do Manjericão também são eficazes no combate ao mau hálito e doenças periodontais.
Elimina pedras nos rins
O Manjericão tem poderoso efeito no funcionamento dos rins. Para otimizar o órgão, é indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum. Para quem sofre de pedras nos rins é bom misturar suco extraído de manjericão com mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses. O procedimento facilita a eliminação das pedras nos rins pela urina. A planta ainda é benéfica para a cura de diversos problemas urinários.
Tratar problemas de estômago
O consumo de Manjericão também faz bem para o sistema digestivo. O suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras. Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado
Alívio de dor de cabeça
Mais um dos benefícios do Manjericão é sua função de relaxante muscular. A planta pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.
Sistema cardiovascular
Os poderosos componentes antioxidantes encontrados na erva ajudam a baixar o nível de colesterol e reduzir as chances do desenvolvimento da doença da artéria coronária. Propriedades do manjericão como o magnésio auxiliam relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.
Sistema nervoso
Mais um benefício do manjericão, uma vez que ele normaliza os níveis de neurotransmissores no cérebro. O seu extrato funciona como um tônico cerebral e ajuda a aguçar a memória.
Fica A dica!
Comentários
Enviar um comentário