Benefícios da Castanha do Pará
Os Benefícios da Castanha do Pará
A castanha-do-pará embora seja um fruto que contém muitas calorias, ela é extremamente saborosa e rica em nutrientes e proteínas essenciais para o corpo humano.
Esse tipo de castanha é o alimento perfeito para comer durante a manhã, assim você proporcionará mais saúde para o seu dia. Ela possui diversos modos de preparo para os mais variados gostos.
Rico em selênio
A castanha-do-pará é uma das maiores fontes naturais de selênio do mundo.Para quem desconhece os efeitos desse mineral, o selênio é poderosíssimo e estimula a atividade dos antioxidantes no corpo.prevenir doenças relacionadas a artéria coronária, a cirrose hepática e também alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama.
Contém Vitaminas E e do complexo B
Outras propriedades que as castanhas possuem, são as vitaminas E e as pertencentes ao complexo B. A vitamina E, é um ótimo antioxidante solúvel que nos protege dos radicais livres e do oxigênio nocivo que respiramos .vitaminas do complexo B, como a tiamina, auxiliam o corpo durante todo processo do metabolismo energético e são importantes para a saúde do coração.
Ajuda a diminuir a acne
A castanha-do-pará possui compostos naturais que agem no tratamento da acne, como o zinco e o próprio selênio. o zinco reduz a inflamação e o selênio por sua vez, funciona como um agente antibacteriano que também deixa o local da acne menos dolorido.
Oferece as proteínas necessárias
Poucos alimentos dispõem de tantas proteínas quanto a castanha-do-pará, o que significa que ela nos oferece todos os aminoácidos que necessitamos para o desenvolvimento e para a boa reparação de nosso tecido muscular.
Uma de suas proteínas, chamada metionina, é extremamente eficiente agindo na prevenção de doenças crônicas e contra o envelhecimento precoce.
Estimula a produção de trioditironina no organismo
A castanha do Pará é frequentemente utilizada por pessoas que sofrem de baixa função da tireoide, pois ela é responsável por estimular a glândula na produção do hormônio trioditironina. A falta desse hormônio no organismo pode desencadear diversos problemas graves de saúde, como deficiência visual, fortes dores na barriga, entre outras disfunções.
Reduz os níveis de colesterol no sangue
A castanha possui, como os graxos monoinsaturados, o ácido palmitoleico e o ácido oleico, são capazes de limpar o sangue e mantê-lo saudável, livrando-o do mau colesterol (LDL), e em contraponto aumentando o colesterol bom (HDL), o que diminui o risco de coágulo sanguíneo e algumas doenças cardíacas.
Fortalece o sistema imunológico
Consequentemente ao consumir a castanha-do-pará você ficará mais resistente a algumas doenças virais e infecciosas. Tudo isso por que a castanha é composta por vitaminas B, C e D, que são vitaminas que ajudam a impulsionar nosso sistema imunológico.
Diminui o risco de doenças cardíacas e melhora a pressão arterial
A castanha-do-pará possui outro componente além do selênio que ajuda diretamente na prevenção de doenças cardíacas, que é um aminoácido chamado L-arginina. Esse importantíssimo aminoácido relaxa os vasos sanguíneos, o que facilita a fluidez do sangue e também previne problemas cardiovasculares.
Oferece magnésio necessário ao corpo humano
A castanha-do-pará é uma fonte riquíssima de magnésio – quase toda da quantidade que o corpo necessita diariamente – o que proporciona mais saúde para o coração e também uma boa função muscular para seu corpo. Além desses dois minerais já citados, a castanha também é rica em potássio, cálcio, ferro, fósforo, zinco, manganês e cobre.
Proporciona benefícios capilares
A castanha ainda age em prol da saúde capilar. Este benefício devemos ao selênio, pois seus atributos também estão associados ao crescimento saudável do cabelo. Porém seu efeito não é capaz de reverte casos de perda de cabelo grave – como a calvície – apenas melhora o crescimento lento causado pela má nutrição, proporciona um brilho natural ao seu cabelo devido aos ácidos graxos ômega-3.
Óleo na engrenagem
Atualmente, também é possível encontrar a castanha em óleo, cujas qualidades são as mesmas do fruto. Com gosto suave, serve para temperar saladas ou dar um toque saboroso aos assados e cozidos.
Não Use diretamente no fogo, suas propriedades vão embora e ele pode ganhar substâncias tóxicas”, diz a especialista.
O óleo também tem grande valor calórico e o consumo não deve ultrapassar uma colher de sopa.
Como Conserva
A castanhado-pará fica rançosa facilmente. Mantida na geladeira, ela dura cerca de cinco meses. Já em locais arejados e secos, seu sabor é preservado por até três meses.
Fica a dica!!!
Comentários
Enviar um comentário