Benefícios da alcachofra


A alcachofra ainda é pouco cultivada no Brasil ,Mas os benefícios da alcachofra são tantos que vale a pena uma busca por esta flor exótica. A alcachofra é  fonte de ácido fólico, fibras, vitaminas C e K, entre outros nutrientes. 
Ela ocupa a sétima posição na lista dos vinte alimentos mais ricos em antioxidantes do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos.                 
 O extrato de alcachofra  servir como um diurético natural. Ele pode ajudar a evitar a retenção de líquidos no organismo e serve como um estimulante das funções renais. Sabe-se que diuréticos naturais podem ajudar a perder de dois a quatro quilos de peso associado à retenção de água no corpo em apenas uma semana.
Alcachofras têm baixa concentração de gordura saturada e colesterol e são ricas em fibras, vitaminas e minerais. A flor contém vitaminas que incluem a vitamina C, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina B6, B12, vitamina A, E, D e vitamina K,também possuem sais minerais como cálcio, ferro, zinco, sódio, potássio, manganês, fósforo e zinco.
A alcachofra pode ser considerada um superalimento em todos os sentidos da palavra. Os fitonutrientes que ela possui promovem ação antioxidante no organismo. Os antioxidantes contidos nas alcachofras frescas oferecem uma gama de benefícios à saúde que vão desde a prevenção do câncer e suporte ao sistema imunológico, até a proteção contra doenças cardíacas.

                          Benefícios da alcachofra

                                        

Auxilia no tratamento de problemas digestivos
As Alcachofras são ricas em fibras. As fibras ajudam a manter a regularidade dos movimentos intestinais e diminuem os sintomas de constipação. Em casos de diarreia, as fibras atuam absorvendo o excesso de líquido e ajudando na formação do bolo fecal.
A ingestão de alimentos ricos em fibras pode reduzir as chances de uma variedade de câncer de estômago e intestino, bem como inchaço, cólicas, flatulência em excesso e desconforto geral no estômago. recomenda-se o consumo de extrato de folha de alcachofra como um remédio para a indigestão e dores de estômago.
 Estudo realizado com 247 indivíduos mostrou que 86 % relataram uma melhora satisfatória dos sintomas depois de usar um suplemento de extrato de folha de alcachofra.

                               Reduz o colesterol

A redução do colesterol é um dos benefícios da alcachofra mais desejados. O colesterol é um tipo de gordura que se acumula no interior das artérias do sistema cardiovascular, bloqueia o fluxo de sangue, aumenta a pressão arterial, e pode levar a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais fatais. Qualquer método de redução do colesterol ruim vale a pena para melhorar a saúde cardíaca.

                    Reduzir a pressão sanguínea

Alimentos ricos em potássio, como bananas, batata doce, e, claro, alcachofras ajudam a manter um equilíbrio saudável de eletrólitos no corpo. O potássio e o magnésio são essenciais para compensar os efeitos potencialmente prejudiciais do consumo de muito sódio, e, em particular, pode ajudar a prevenir ou combater a pressão arterial elevada.
Minerais presentes na alcachofra ainda atuam como vasodilatadores e são benéficos para pessoas hipertensas. Diabéticos também são incentivados a comer alcachofras para prevenir as complicações associadas com os níveis da pressão arterial que podem levar a ataques cardíacos e doenças coronárias.

                        Reforça a saúde do fígado

 A alcachofra é usada ​​como tônico para o fígado. Estudos mostraram que dois antioxidantes presentes na alcachofra, a cinarina e a silimarina, melhoram o fluxo de bile através da vesícula biliar e por isso podem melhorar a saúde geral do fígado. A regulação da bile combate a presença de toxinas e facilita a eliminação destas pelo fígado. Pesquisas complementares também mostraram que o combate a agentes oxidantes no fígado ajuda a promover a reparação de células danificadas do fígado, um dos órgãos de regeneração mais lenta no nosso corpo.
                         Prevenir e tratar câncer
Alcachofras têm os mais altos níveis de antioxidantes de todos os vegetais, de acordo com um estudo feito pelo Ministério de Agricultura dos Estados Unidos.
Os antioxidantes são um dos principais meios de defesa do nosso sistema imunológico contra os efeitos dos radicais livres, derivados naturais de metabolismo das células, que podem levar a muitas doenças perigosas, incluindo o câncer.
O fitonutrientes encontrados nas alcachofras podem interferir com receptores de estrogênio e ajudar a diminuir o lançamento de antígeno prostático específico ou PSA. Isto sugere o uso de extrato de folhas de alcachofra para a prevenção e tratamento do câncer de próstata em homens.
Os altos níveis de quercetina e rutina, dois antioxidantes específicos já reconhecidos por reduzir as chances de desenvolver câncer. A vitamina-C, encontrada em níveis significativos em alcachofras, também é um antioxidante conhecido por reduzir as probabilidades de câncer da mama. 

                         Ajuda a curar a ressaca 

Como mencionado anteriormente, alcachofras podem ser grandes aliadas do fígado, e podem reduzir os níveis de toxinas no sangue rapidamente, eliminando-os do corpo. Portanto, mastigar algumas folhas de alcachofra, após uma noite de bebedeira pode trazer a cura para os efeitos do consumo excessivo de álcool ao fígado. 

                   Defeitos de formação do feto

Alcachofra possui uma alta concentração de ácido fólico e por isso é um vegetal incrivelmente útil na alimentação de mulheres grávidas ou que pretendem engravidar.
O ácido fólico pode ser um apoio na prevenção de defeitos do tubo neural em embriões em desenvolvimento e pode ainda aumentar a fertilidade em homens e mulheres.
A lista de benefícios atribuídos ao ácido fólico relacionados com a gravidez é extensa. Ele tem sido associado inclusive à prevenção de outras complicações que podem ocorrer durante a gravidez e o parto como a pré-eclâmpsia, lábios leporinos e defeitos cardíacos congênitos.


             Auxilia na manutenção da saúde óssea

Alcachofras são um dos melhores alimentos para a aquisição de vitaminas e minerais, especialmente minerais como o magnésio, fósforo e manganês. Estes minerais são essenciais na manutenção da saúde e da densidade óssea, reduzindo assim as chances de doenças como a osteoporose.
A alcachofra  contém vitamina K, que pode ajudar a reduzir a calcificação e atua na formação dos ossos.
Alcachofras também contém vitamina C, que da  suporte ao sistema imunológico, também está envolvida diretamente na formação de uma proteína conhecida como o colágeno. O colágeno é essencial para a saúde das células da nossa pele e dos ossos.

Melhora o metabolismo e pode ajudar a emagrecer

Um nutriente interessante e altamente benéfico encontrada na alcachofra é o manganês. Este mineral é usado no metabolismo do colesterol e da gordura no organismo, tornando-se absolutamente essenciais para permitir que o corpo utilize corretamente os nutrientes dos alimentos que comemos.
Melhorar o metabolismo é uma das principais prioridades para as pessoas que precisam perder peso e o teor de manganês nas alcachofras é uma excelente ferramenta a ser usada em dietas de emagrecimento.

        Saúde ao cérebro e melhora as funções cognitivas

Alcachofras fornecem cerca de 10% da ingestão diária recomendada de vitamina K. Esta vitamina oferece proteção contra degeneração das células do cérebro e contra lesões neuronais ajudando assim a prevenir contra doenças cognitivas, tais como demência e doença de Alzheimer.
Vitaminas e minerais presentes na alcachofra também atuam como vasodilatadores que permite que mais oxigénio chegue ao cérebro elevando as funções cognitivas.
O fósforo também é um mineral essencial que é encontrado nas alcachofras e tem um papel fundamental na saúde das células do cérebro. Estudos já mostraram que indivíduos com deficiência de fósforo apresentam declínio na capacidade cognitiva.
                        Protege contra radicais livres
Há uma série de fatores ambientais e de estilo de vida que podem causar a oxidação das nossas células, levando a danos que podem comprometer a capacidade do corpo de se proteger contra doenças e a invasão de toxinas. As funções simples e processos que o nosso corpo sofre diariamente muitas vezes produzem compostos que são conhecidos como radicais. Estes radicais livres, se não forem devidamente controlados e entrarem em desequilíbrio, podem causar estresse significativo em nossas células e levar ao tipo de dano oxidativo descrito.
Para evitar ou ao menos minimizar este efeito, devemos consumir alimentos que contenham compostos aptos a neutralizar os radicais livres e outras toxinas ambientais antes que causem danos significativos no corpo. A alcachofra é um tipo de vegetal que possui compostos aptos a desemprenhar este papel.

Fica A Dica!!!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios do Couve Para Nossa saúde.

Benefícios da Melancia Para Nosso Corpo!