Beneficios do Alecrim




















O  alecrim é originário da região do Mediterrâneo, é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde.
Também é chamada de erva da alegria, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Ele é muito utilizado como aromatizante de ambientes,tem um cheiro agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães.
É considerada um excelente fitoterápico, por conter substâncias bioativas. As folhas secas ou frescas do alecrim são utilizadas para a preparação de chás e tinturas. As partes floridas são empregadas na produção de óleo essencial.

                                       Benefícios do Alecrim


                    
  Ajuda gripe, asma e tosse
 A alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.

 Equilibra a pressão arterial

A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.


 Ajuda no tratamento de dores reumáticas e contusões

Uma solução natural para o reumatismo que ajuda a aliviar as dores é utilizar compressas de alecrim. Pode-se aplicar o alecrim matural ou o óleo essencial. Também é eficaz no tratamento de entorses e contusões.

 Diurético e ajuda a digestão

O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, vitaminas e minerais favorecem a perda de peso por ter ação diurética. O chá do Alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.



 Auxilia a menstruação
O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.

Otimo para o alivio de gases intestinais


Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.

Combate o stress

O alicrim  relaxar os nervos e acalmar os músculos, aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória.
 Contem ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.

Tratamento de hemorroidas

Para o tratamento via oral de hemorroidas inflamadas, o consumo da tintura do alecrim, por dez dias, pode ser eficaz.


Bom para o hálito 


A tintura diluída em água serve para bochechos contra o mau hálito, aftas, estomatites e gengivites.

Tratamento para o couro cabeludo

Indicado como fortificante do couro cabeludo, como anti-caspa e também contra a queda de cabelo.

Bom na Alimentação:




Cozinhe peixes e carnes temperados com alecrim.

 Ele pode ser usado para temperar diferentes tipos de carne, incluindo frango, cordeiro, frutos do mar, peru, porco e carne bovina.
 A carne poderá ser recheada com ramos inteiros, assada com as folhas ou temperada com alecrim picado. Para fazer um tempero que combine com diversas receitas, misture os seguintes ingredientes:

1 colher de sopa de pimenta-preta moída
1 colher de sopa de sal;
2colheres de sopa de alecrim fresco picado;
1 colher de sopa de alecrim desidratado;
6 dentes de alho picados.

Adicione alecrim às receitas de queijo.


 Queijo e alecrim combinam da mesma forma que chocolate e morango, e existem diversas maneiras de temperar as receitas de queijo com essa erva. Ela poderá ser adicionada a uma variedade de pratos prontos, polvilhando-os com cerca de 1 a 3 colheres de chá de alecrim picado. Entre as melhores combinações, estão:

Macarrão com queijo;
Palitos de queijo caseiros;
Pizza
Palitos de mussarela;
Sanduíches de queijo;
Fondue de queijo.


Asse legumes temperados com alecrim



Batata doce, aipo, abobrinha, pimentão, aspargo e berinjela também são ótimos para assar com alecrim. Essa é outra maneira excelente de usar os ramos inteiros para aromatizar um prato. Combine batatas, cenouras e outros vegetais picados em uma panela, com uma colherada de azeite e outra de suco de limão fresco e mais 1 ou 2 ramos de alecrim. Em seguida, asse por cerca de 35 a 40 minutos em um forno a 200 °C até que os legumes fiquem macios e dourados




Receita de batatas assadas  

Talvez uma das combinações mais tradicionais na culinária seja a batata temperada com alecrim. Qualquer tipo de receita de batata combina com alecrim, inclusive batatas assadas, purê de batatas ou até mesmo batatas gratinadas. 

Lave e esfregue 3 batatas.
Corte as batatas 
Tempere as batatas com 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta.
Asse as fatias por cerca de 30 a 35 minutos no forno a uma temperatura de 250 °C. Procure virá-las duas 
vezes durante o processo de cozimento.
Para finalizar, tempere com alecrim e alho picado, sal e pimenta.


Faça uma raspadinha de limão e alecrim.


 A raspadinha é uma sobremesa congelada feita de suco de frutas e açúcar. Ao fazê-la em casa, você pode usar qualquer tipo de suco e adicionar qualquer sabor que desejar. A raspadinha de limão é ideal para adicionar alecrim, pois esses ingredientes são frequentemente combinados em outras receitas.

Para fazer uma raspadinha de limão com alecrim, basta adicionar 1 colher de chá de alecrim picado à panela quando estiver fazendo o xarope






O chá de alecrim  pode ser feito com apenas dois ingredientes simples: 

Experimente adicionar uma rodela de limão ao chá para dar um toque cítrico.
Também é possível transferir o chá de alecrim à temperatura ambiente para um recipiente hermético e esfriá-lo na geladeira para bebê-lo como chá gelado. No entanto, retire o alecrim antes de armazená-lo e procure bebê-lo em até dois dias após a infusão.
água e alecrim. Ferva um pouco de água em uma chaleira ou panela no fogão, coloque um ramo de alecrim fresco em um bule de chá e encha-o com água fervente. Em seguida, deixe o chá infundir por cerca de 3 a 5 minutos.


Faça óleo de infusão com aroma de alecrim.


O óleo de alecrim poderá ser usado no lugar do óleo comum para cozinhar, fritar e temperar saladas.
 Em uma panela, combine 120 ml de azeite de oliva com 3 ramos de alecrim fresco. Em seguida, aqueça o óleo em fogo baixo por cerca de 5 minutos até atingir 80 °C. Retire o óleo do fogo e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Transfira o óleo frio com alecrim para um recipiente hermético e conserve-o na geladeira por até um mês.



Faça uma manteiga de alecrim. Além de ser uma forma deliciosa de apreciar ervas e especiarias frescas, a manteiga de alecrim também servirá para uma variedade de usos. Entre algumas das melhores maneiras de usá-la, estão:

Ela é deliciosa para comer com torradas.

Experimente usá-la para temperar peixe ou carne grelhada.

A manteiga combina com batatas fritas ou assadas.

Experimente servi-la derretida com arroz, macarrão ou legumes.





 Limonada com um toque alecrim. 

Limão e alecrim fazem uma ótima combinação e poderão ser combinados em receitas de limonadas ou coquetéis de limão.
 Depois que a limonada estiver pronta, adicione de dois a três ramos de alecrim fresco ao jarro e deixe-os infundir por cerca de duas horas antes de servir.
Contra-indicações: O chá ou tintura deve ser evitado na gravidez ou lactação, menores de 12 anos, prostáticos e pessoas com diarreia. A ingestão de doses elevadas provoca irritações gastrointestinais e nefrite. A essência de alecrim pode ser irritante para pele.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios do Alho

Benefícios do Couve Para Nossa saúde.

Benefícios da Melancia Para Nosso Corpo!