Benefícios do Óleo de Eucalipito

             

                     Uso do óleo de eucalipto

Há diversos  benéficos atribuídos ao óleo de eucalipto, que vão desde o tratamento de inflamações respiratórias, até o uso como repelente e cosmético para o tratamento de queimaduras.
Um de seus usos mais populares é o da recuperação de membranas mucosas em casos de alergias e asma. 
O óleo de eucalipto também é muito utilizado na cosmética ,é utilizado como fragrância em diversos produtos, das mais variadas linhas.
Esta vasta utilização ocorre em função da rápida absorção do óleo na pele. Por isso, é utilizado para hidratar a pele e carregar nutrientes essenciais.

Benefícios do óleo de eucalipto no corpo

Entre os principais usos do óleo de eucalipto para o corpo, estão suas propriedades antibactericidas, e analgésicas, que funciona especialmente bem na pele. Além disso, possui uma ótima utilização na saúde dental e no estímulo para respostas do sistema imunológico.
O frescor e resfriamento do óleo é utilizado como um estimulante e assim ajuda a diminuir a exaustão muscular e mental e cria um efeito psicológico de recuperação de vigor.
 A reação química causada pelo óleo de eucalipto ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro. Um maior fluxo sanguíneo representa uma atividade cerebral maior, por isso na aromaterapia  é utilizada  em aulas e momentos de estudo.

          Como o óleo de eucalipto é utilizado?
Diferentes formas  de aproveitar-se dos benefícios do produto. Pode-se utilizá-lo através do seu vapor – como no caso de nebulização para quem possui problemas respiratórios, ou para quem busca concentrar-se. O vapor e a fumaça do óleo de eucalipto também funcionam como repelentes naturais contra insetos.



Muitos profissionais utilizam o óleo de eucalipto para fazer massagem, ou preparar banhos relaxantes. Além dos benefícios para o organismo, a sensação de relaxamento do produto torna-o ideal para essas situações.

Muitos cremes e loções para a redução da dor possuem, em seus ingredientes principais, o óleo. Eles funcionam tanto em dores internas (pois podem ser facilmente absorvidos), quanto em picadas de insetos e pequenos machucados.

                        Previne gripes e resfriados

O óleo de eucalipto auxilia o corpo a limpar o nosso  organismo de micro-organismos e toxinas, agindo como expectorante. 
Para utilizar os benefícios do óleo de eucalipto para prevenir gripes e resfriados, é recomendado tomar um banho (preferencialmente de banheira) com água diluída em 10 gotas do óleo.

Auxilia em problemas respiratórios

O óleo de eucalipto é excelente no tratamento  respiratório. Para tirar bom proveito destes benefícios, basta adicionar uma colher de sopa de óleo de eucalipto com óleo de coco em uma gaze peitoral e colocá-la sobre o peito por cerca de 30 minutos enquanto repousa.


                                      Elimina odores

Eliminar odores com óleo de eucalipto é muito simples. Basta utilizar um pano umedecido com 500ml de água diluída com 15 gotas de eucalipto para limpar diretamente o que se deseja remover os odores, podendo ser desde o interior de um tênis a uma peça de roupa com mau cheiro.


                                    Trata feridas

É possível utilizar o óleo de eucalipto para tratar e fechar feridas. Este processo é feito com algumas gotas de óleo de eucalipto aplicadas diretamente sobre a ferida que se deseja tratar. Este óleo possui propriedades antissépticas e antimicrobianas que favorecem a recuperação do machucado, evitando inflamação.


                                    Nutre o cabelo

O óleo de eucalipto pode ser utilizado para nutrir os cabelos. Algumas gotas aplicadas diretamente ao cabelo seguidas de uma massagem de 3 minutos no couro cabeludo serão o suficiente para garantir um aspecto rejuvenescido e sem caspas.

                                      Para alergia e sinusite

O óleo de eucalipto auxilia de forma fundamental no tratamento de sinusites e alergias. É possível fazer gargarejo com o óleo para limpar as vias de entrada ou mesmo tomar suplementação de óleo.

                                        Limpa as mãos

O óleo de eucalipto é muito poderoso na remoção de gordura e sujeira das mãos. Pode ser utilizado também para limpar os pés. Para tal, basta adicionar 10 gotas de óleo de eucalipto em 1 litro de água diluída com duas colheres de sopa de sal epsom e banhar os pés (ou mesmo as mãos).

                                        Limpa o ar

Pode-se utilizar o óleo de eucalipto sem preocupação para limpar e higienizar o ar. Adiciona-se o óleo de eucalipto a filtros de ar ou mesmo em borrifadores de água, borrifando em determinados cantos da parede para dar bom cheiro e eliminar mofos.

                                  Beneficia o lar

Pela sua propriedades antimicrobianas, o óleo de eucalipto pode ser usado a  qualquer limpeza do lar. É possível adicionar algumas gotas de óleo de eucalipto na máquina de lavar roupas para garantir a eliminação de micróbios.

 Algumas  pessoas são alérgicas a alguns  óleo.  Por isso use-o com MODERAÇÃO principalmente nas primeiras vezes.

Fica a Dica!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios do Alho

Benefícios do Couve Para Nossa saúde.

Benefícios da Melancia Para Nosso Corpo!